4909528.jpg

Notícias e Informações

Oferecemos as melhores soluções em cabos de energia solar

cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
4909528.jpg
  • Luciana Piccinini

Saiba a Importância dos Cabos para o Sistema Fotovoltaico

Atualizado: Nov 5


Para poder aproveitar ao máximo do seu sistema fotovoltaico, é importante fazer a instalação de cabos de boa qualidade e que cumprem as regras nacionais e internacionais de produção. Sem isso, os riscos de segurança na rede elétrica aumentam consideravelmente.


Esse é um dos pontos em que você não deve tentar economizar. Investir em cabos melhores vai evitar problemas a longo prazo. E, para esclarecer isso, vamos falar um pouco mais sobre sua importância e o que você deve avaliar ao fazer a escolha. Acompanhe.

Por que usar cabos para sistema fotovoltaico de qualidade?

1. Risco de incêndio


Os cabos do sistema fotovoltaico têm que lidar com uma forte corrente de energia, além de interligar vários aparelhos. E cabos de baixa qualidade tendem a gerar maior resistência, perdendo mais energia na forma de calor. Se não houver um bom isolamento e instalação, é possível que esse calor leve a um incêndio na rede elétrica.


2. Possibilidade de rompimento


O ideal é que os cabos sejam dispostos de forma que não sofram muita tensão física, mas é impossível eliminar 100% da pressão. Por isso é importante que estes cabos consigam suportar uma quantidade mínima de tensão física. Sem isso, qualquer tentativa de modificar a rede pode causar danos aos cabos e aumentar os riscos de acidente.


3. Tensão variada do cabo


Diferentes redes elétricas podem ter níveis de tensão diferentes, o que afeta os aparelhos que são inseridos nela. Como resultado, os cabos para sistema fotovoltaico também precisam ser adequados à tensão da rede. Caso contrário, pode haver risco de curto ou desgaste excessivo dos cabos.

Como identificar cabos para sistema fotovoltaico de qualidade?

1. Isolação dupla


Bons cabos para sistema fotovoltaico são feitos com duplo isolamento, para garantir que há maior separação entre se


u interior e exterior. Algo especialmente importante se o cabo fica exposto ou mais próximo a outras partes da rede, onde há maior risco de acidentes.


2. Resistência a forças mecânicas


Como mencionamos, estes cabos devem ter um nível mínimo de resistência a tensão física, pois qualquer brecha pode levar a curtos ou causar outros acidentes. Quanto mais complexo for o sistema, mais importante é garantir que o revestimento é feito de um material resistente.


3. Proteção contra radiação UV


Ao menos uma parte dos cabos para sistema fotovoltaico deve ficar em uma área exposta. Isso significa que eles podem sofrer desgaste pela radiação solar. Para isso, eles devem receber uma camada de proteção contra radiação UV, minimizando esse desgaste e aumentando sua vida útil.


4. Projetado para correntes contínuas


A energia gerada pelo sistema fotovoltaico deve ser quase constante. Sendo assim, os cabos também devem ser projetados para suportar uma corrente constante por um período prolongado, não apenas um período de uso curto, como ocorre com alguns eletrodomésticos.


Com essas informações, você já entende melhor a importância dos cabos para sistema fotovoltaico. E se você quer obter produtos de melhor qualidade, então entre em contato com a Reicon e veja como podemos te ajudar.



Telefone: (15) 4101-0617 | (15) 99167-7000 (WhatsApp)

E-mail: contato@reicon.ind.br

23 visualizações0 comentário