4909528.jpg

Notícias e Informações

Acompanhe nosso blog com notícias e informações

cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
4909528.jpg
  • Luciana Piccinini

Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos – Veja os principais conceitos


Nos últimos anos, tanto a demanda quanto a oferta desse setor de energia solar cresceu drasticamente, assim como o nível de especialização dos profissionais da área. Porém, para poder tirar maior proveito dessa tecnologia, ainda é necessário entender alguns conceitos chave sobre o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.


Confira aqui quais são esses conceitos e como eles devem ser levados em conta na elaboração do projeto.


Radiação Solar

Esse é o termo geral usado para se referir à quantidade de energia radiada pelo sol em direção à Terra. No contexto dos sistemas fotovoltaicos, ele é usado para se referir ao quanto dessa radiação pode ser captada em determinada área.


Existem três tipos de radiação solar que devem ser consideradas durante o planejamento do sistema:


• Radiação direta: é aquela que chega diretamente do sol para a Terra, sendo a mais importante para a geração de energia elétrica;

• Radiação difusa: é a porção da energia que é dispersada através do ar no caminho entre o Sol e a Terra. É o tipo de radiação que os painéis absorvem em dias nublados;

• Albedo: é a radiação que é refletida por objetos.


Irradiância

É como chamamos a intensidade da radiação solar, que é medida em W/m² (watts por metro quadrado). Simplesmente, quanto maior for a potência, maior será a conversão de energia. A irradiância pode variar bastante ao longo do dia, sendo afetada pela posição do sol, pelas condições meteorológicas, entre outros fatores. O importante é buscar uma média mais elevada, para otimizar a geração de energia.


Hora de Sol Pleno

Esse é outro termo utilizado no dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, que representa o número de horas por dia em que a irradiância seria consistentemente de 1000 W/m². Não como um valor fixo, mas como uma estimativa.


Para obter o valor, é necessário dividir o valor de Irradiação (o acúmulo de irradiância em uma área ao longo do dia), por 1000 W/m². O resultado é o número de Horas de Sol Pleno por dia.


Ângulo Azimutal

É o ângulo de angulação da radiação solar em relação ao norte geográfico. Ao meio-dia, por exemplo, o ângulo azimutal é nulo (perpendicular à terra). Naturalmente, esse ângulo também afeta a eficiência da conversão de radiação solar em energia elétrica.


Inclinação do módulo fotovoltaico

A principal utilidade de todos os conceitos do dimensionamento de sistemas fotovoltaicos citados acima é permitir a instalação e inclinação ideal dos módulos. Dessa forma, o aproveitamento será maior a longo prazo.


Instalação e segurança

Também deve ser levado em conta o processo de instalação dos painéis fotovoltaicos, assim como da caixa de conversão e todo o cabeamento necessário para fazer com que o sistema funcione adequadamente. Os cabos, em particular, são peças importantes, pois costumam estar mais expostos a intempéries, mudanças de temperatura e tensão mecânica. Sua qualidade afeta diretamente a eficiência do circuito e a sua segurança.


Se você quer encontrar cabos de qualidade para seu sistema fotovoltaico, entre em contato com a REICON e confira nossos produtos.


Telefone: (15) 99145-5721 (WhatsApp)

E-mail: contato@reicon.ind.br

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo