4909528.jpg

Notícias e Informações

Oferecemos as melhores soluções em cabos de energia solar

cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
4909528.jpg
  • Luciana Piccinini

Diferenças entre sistemas: On Grid x Off Grid. Qual o melhor sistema?


Ao investir em um sistema fotovoltaico, você pode poupar muito mais a longo prazo, podendo até colocar a sua conta de luz no negativo. Porém, para poder aproveitar esses benefícios ao máximo e com mais segurança, é importante que a escolha do sistema e a instalação sejam feitas corretamente.


Um dos fatores a ser em considerados aqui é o tipo de sistema que será usado: On Grid ou Off Grid.


Cada um possui suas particularidades, sendo mais adequado para diferentes tipos de redes elétricas. Entender suas diferenças é o primeiro passo para tomar a decisão certa.


De forma geral, a instalação de sistemas fotovoltaicos exige uma série de cuidados. Por isso é indispensável a presença de um profissional especializado na área. Ele pode ajudar a determinar se o mais recomendado é utilizar um sistema On Grid ou um Off Grid.


Acompanhe e entenda melhor quais são as diferenças entre sistemas On Grid e Off Grid.


Qual é a diferença entre sistemas On Grid e Off Grid?

On Grid


Um sistema On Grid é aquele em que os painéis geradores de energia solar são conectados diretamente com a rede elétrica da sua casa. Toda a energia gerada pelos painéis solares aqui é enviada a um aparelho chamado “inversos”, que converte essa carga em uma corrente que pode ser usada pelos aparelhos.


Quase todo sistema de energia solar produz mais energia do que você consome durante o dia. Sendo assim, o excesso é enviado para fora da sua casa, se tornando parte da rede pública de energia. Em troca, você recebe uma quantidade equivalente de crédito em kWh.


Off Grid


Já os sistemas Off Grid são aqueles que não possuem ligação direta com a rede elétrica da sua casa, sendo mais comuns como uma forma de energizar aparelhos independentes. É bastante usado em sistemas de iluminação ou em veículos, por exemplo.


A principal diferença entre esses sistemas é a forma como armazenam energia. No caso dos sistemas Off Grid, o excesso que é produzido durante o dia fica guardado em baterias, as quais podem ser acessadas posteriormente.


Qual é a melhor opção?

Como já mencionamos, a sua escolha entre um sistema On Grid ou Off Grid dependerá do seu contexto e da finalidade que pretende dar para o sistema. Para suprir sua energia doméstica, por exemplo, o mais comum é utilizar um sistema On Grid, pois eles oferecem um retorno associado ao crédito de energia.


Por outro lado, se você utiliza aparelhos independentes, como um carro elétrico, por exemplo, sistemas Off Grid são mais indicados, pois oferecem maior eficiência e flexibilidade quando você não está conectado diretamente à rede.


Em ambos os casos, o mais importante é que a instalação do sistema seja feita usando materiais de alta qualidade. Desde o cabeamento até os painéis solares em si. Sem isso, o sistema será menos eficiente na conversão de energia, além de apresentar maiores riscos de segurança.


Quer encontrar os recursos que precisa para fazer a instalação de um sistema On Grid ou Off Grid? Então entre em contato com a Reicon e conheça a nossa linha de cabos Reisolar específica para sistemas fotovoltaicos.


Telefone: (15) 4101-0617 | (15) 99167-7000 (WhatsApp)

E-mail: contato@reicon.ind.br


6 visualizações0 comentário