4909528.jpg

Notícias e Informações

Acompanhe nosso blog com notícias e informações

cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
cabo novo reicon.png
4909528.jpg
  • Luciana Piccinini

Conheça o setor da Energia Solar no Brasil - Veja o crescimento de 2012 a 2021


Nos últimos anos, a demanda por fontes de energia sustentáveis tem aumentado drasticamente. Não apenas por parte de grandes empresas e órgãos públicos, mas também como uma iniciativa dos próprios consumidores. E mesmo que a energia elétrica gerada por hidrelétricas seja considerada renovável, ela ainda causa impactos ambientais.


Diante desse contexto, não é surpresa ver o crescimento da energia solar no Brasil. Hoje, não é necessário procurar muito para ver algum lugar que utilize essa tecnologia de alguma forma, seja para aquecer água, iluminar áreas comuns ou mesmo criar uma casa autossuficiente em termos de energia elétrica. A trajetória dessa tecnologia também foi longa, mas os resultados obtidos são inegáveis.


Um ato que fortaleceu a energia solar no Brasil

Sem dúvida, o principal marco inicial para a energia solar no Brasil foi o ato regulatório de 2012. Nele, a câmara aprovou que os cidadãos teriam direito de gerar a própria energia elétrica através de meios limpos e sustentáveis, como é o caso da energia solar. Algo que até então era regulado apenas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). E, junto com esse ato, também veio o maior incentivo à geração de energia limpa no país.


O ambiente perfeito para a energia solar

Um dos melhores motivos para investir em energia solar no Brasil é a condição geográfica. O índice de incidência solar ao longo do ano é bem elevado, criando um ambiente excelente para coletar essa radiação e transformá-la em eletricidade. Mesmo em épocas e locais onde o clima é mais nublado, a geração de energia em si continua sendo bem elevada se comparada a outros países, como a Alemanha.


Crescimento a passos largos

O índice de crescimento da energia solar entre 2012 e 2020 foi bem elevado, ultrapassando os 100% em vários anos consecutivos. Com novos modelos sendo instaurados e a percepção do público ao redor do assunto se modificando. E a tendência é que cada vez mais empresas, pessoas físicas e órgãos públicos façam amplo uso desse recurso.


Maiores oportunidades no setor

Com a maior demanda por energia solar no Brasil, também vem um aumento no número de empresas que realizam a instalação desses sistemas. Junto com um crescimento na quantidade de especialistas na área. Esse acúmulo de capital intelectual deve continuar promovendo o setor no país, com a adoção de novas tecnologias, otimização no processo de instalação, entre outros benefícios.


Investimento cada vez mais acessível

Até alguns anos atrás, acreditava-se que a energia solar era uma exclusividade de pessoas ricas ou de grandes empresas, que era um investimento muito elevado. Porém, já faz um bom tempo que a adoção dos painéis solares como parte da infraestrutura de um imóvel é algo bem mais acessível. Com o planejamento adequado, é possível adquirir seus painéis por um custo bem acessível.


Além disso, o investimento terá um retorno bem rápido com a redução no consumo de eletricidade. E, caso você produza mais do que consome, esse valor pode ser convertido em crédito de energia ou armazenado para uso futuro.


Quer continuar recebendo nossas novidades? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.


Telefone: (15) 99145-5721 (WhatsApp)

E-mail: contato@reicon.ind.br

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo